Notícias

Viagens de fim de ano e período chuvoso podem ser um prato cheio para dengue

Por Aline Campolina/Itatiaia, 13/12/2019 às 11:48

Texto:

Foto: Thanise Reis/ Flickr PBH
Thanise Reis/ Flickr PBH

Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontam que 168 pessoas já morreram por dengue neste ano. Outras 95 mortes estão sendo investigadas. Em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-BH) registrou, até o momento, 117.512 casos confirmados.

O estado está em alerta total para um possível aumento do número de casos da doença, principalmente neste período chuvoso, quando a água fica acumulada em lugares muitas vezes não percebidos que acabam se tornando o local ideal para a reprodução dos mosquitos assim que recebem o calor do sol.  

E, nesta época em que muitas pessoas viajam, é preciso ter atenção redobrada com as casas. Isso porque, segundo Cláudia Capistrano, Gerente de Operações de Campo de Controle de Zoonoses pela SMS-BH, mais de 80% dos focos encontrados estão dentro das casas dos belo-horizontinos. 

“Quando a gente fala dentro da casa, é dentro do imóvel. Então (o foco do mosquito) pode estar tanto no quintal quanto no interior da edificação. Por exemplo, dentro de um ralo que não é usado, um quartinho que tem um vaso sanitário que está com a tampa aberta, atrás do bebedouro ou mesmo do reservatório da geladeira”, detalha.

Ao viajar, a pessoa costuma ficar fora de casa por mais de uma semana. E esse é o tempo necessário para completar o ciclo do mosquito Aedes Aegypti. Por isso, a Gerente de Operações explica que é preciso checar todos os cantos da casa para ter certeza de que não ficou nenhuma água parada na residência.  

“O checklist tem que ser feito. Você deve passar sempre pelo quintal, retirar tudo que pode acumular água, pneus, copos, material plástico, etc. Os ralos que não têm a tampinha giratória é importante tampar com um plástico”, diz  Cláudia Capistrano.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A previsão é de que os primeiros voos experimentais sejam realizados em outubro em Campinas, SP. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️O Atlético Goianiense, por sua vez, se deparou com quatro testes positivos entre seus atletas.

    Acessar Link