Notícias

Temporada de chuvas levanta alerta para doenças típicas da época, como leptospirose

Por Aline Campolina/Itatiaia, 13/01/2020 às 09:18
atualizado em: 13/01/2020 às 09:19

Texto:

Foto: Pixabay/ banco de imagens
Pixabay/ banco de imagens

Apesar do calorão que tem feito nos últimos dias, estamos em plena temporada de chuvas. E, mesmo que ocorram ocasionalmente, os temporais chamam atenção para um problema de saúde: as doenças típicas da época que podem ser transmitidas pela presença de agentes infecciosos nas águas, com sintomas que podem demorar a surgir.

Janaína Fonseca, diretora de vigilância de agravos transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde (SES), afirma que as doenças mais comuns são “as diarreicas de forma geral (que causam diarreia e vômito), Hepatite A e Leptospirose (que precisa do contato com água contaminada com urina de rato)”.

Essas doenças podem até matar se não tiver atendimento adequado em tempo oportuno. O recomendável, segundo a Secretaria, é procurar uma unidade de saúde mais próxima diante de qualquer sintoma, como fezes líquidas, mal estar, vômito, icterícia, febre, dor de cabeça, algum tipo de sangramento e dor muscular.

“A nossa preocupação com as doenças diarreicas é, principalmente, com os extremos de idade (crianças e idosos) porque podem desidratar. E essa doença diarreica pode ser causada também por bactérias que são mais graves. Então, se começar a dar febre e mesmo tomando muito líquido essa diarreia não ceder, é importante procurar atendimento médico”, explica a profissional da SES.

Para evitar o contágio dessas doenças que são típicas do período chuvoso, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente o contato com a água da chuva devido a possibilidade de haver urina de animal, sujeira de bueiros, entre outros. O recomendável é “não ter contato com água de enchente, não armazenar água de forma inadequada, utilizar sempre água tratada, inclusive para lavar alimentos”, explica.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador afirmou não guardar mágoa do Cruzeiro e disse que tem amigos no clube celeste.

    Acessar Link