Notícias

Alerta durante o verão: cuidados com o mosquito da dengue devem ser redobrados 

Por Redação, 08/01/2020 às 09:05
atualizado em: 08/01/2020 às 09:07

Texto:

Foto: Thanise Reis/ flickr PBH
Thanise Reis/ flickr PBH

O tempo quente, com predomínio de sol e pancadas de chuva são características típicas do verão. Mas essa também é a combinação perfeita para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti que transmite, além da dengue, outras doenças, como Chikungunya e Zika. 

Desde a década de 1980, a população brasileira convive com surtos de dengue e a epidemia vem ganhando proporções alarmantes, ano após ano, com o avanço de casos dessa doença e o número de óbitos que cresce a cada ciclo. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até o dia 18 de dezembro de 2019, o Estado registrou 483.733 casos de dengue (confirmados + suspeitos), com 171 óbitos. Foram ainda 2.805 casos prováveis de Chikungunya e 725 de Zika.

Segundo Adelino Melo Freire Júnior, infectologista da Unimed-BH, “o elevado número de casos se dá, principalmente, pelo fato de termos muitas pessoas suscetíveis ao subtipo do vírus que circulou ano passado (subtipo 2) e a presença disseminada do mosquito transmissor da doença”, declara.

Diante dos números preocupantes de dengue, o médico acredita que as epidemias de arboviroses ainda estão longe de serem definitivamente eliminadas. “A imunidade causada pela infecção é permanente para um mesmo subtipo. Assim, pessoas que foram infectadas pelo vírus este ano ficam imunes ao mesmo subtipo, mas poderão ser novamente contaminadas pelos demais subtipos no futuro. Enquanto houver mosquito transmissor e pessoas suscetíveis, o vírus consegue se manter em circulação”, explica.

Apesar do verão ser a época de maior atenção, é preciso redobrar os cuidados e prevenir durante o ano todo, eliminando os possíveis criadouros do mosquito em casa. As medidas são simples, como retirar garrafas e pneus de quintais e acondicioná-los em locais fechados, limpar calhas, tampar caixas d’água, colocar areia nos pratos de planta, lavar com água e sabão as vasilhas para animais, entre outras. 

Campanha

A Unimed-BH promove, todos os anos, uma campanha para fazer um alerta à  população durante a época das chuvas. Neste ano, o conceito é “O mosquito da dengue ainda pode encontrar o caminho da sua casa”. A mensagem reforça que, mesmo com o controle dos últimos anos, o Aedes Aegypt não foi eliminado e o cuidado não pode parar.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador afirmou não guardar mágoa do Cruzeiro e disse que tem amigos no clube celeste.

    Acessar Link