Rômulo Ávila

Coluna do Rômulo Ávila

Veja todas as colunas

Eles são maiores que Atlético e Cruzeiro?

27/09/2019 às 08:56

Montagem Itatiaia com fotos de Atlético e Cruzeiro

Alex Talento, Ronaldinho Fenômeno, Piazza, Reinaldo, Ronaldinho Gaúcho, Éder Aleixo, Tostão, Paulo Isidoro, Dirceu Lopes, Guará, Cafunga, Taffarel e Dida são alguns jogadores acima da média que deixaram seus nomes na história de Atlético e Cruzeiro, dois gigantes do futebol brasileiro. 

Esses e outros craques passaram e os clubes continuaram. É por isso que sempre me pergunto por que Cazares e Thiago Neves têm tanto poder no Atlético e Cruzeiro, respectivamente.  Chega a ser algo tão absurdo que parece que os maiores clubes de Minas vão acabar se esses dois indisciplinados saírem.

É inegável que Thiago Neves foi figura importante e decisiva nas conquistas recentes do Cruzeiro, mas o questionamento que fica é se vale a pena continuar com ele no clube diante de tantos problemas. Vida extracampo inadequada para um atleta de alto nível, não aceita reserva, expõe colegas em entrevistas e vive nas redes sociais provocando polêmicas. Quem não se lembra da infeliz ideia de usar a tragédia de Brumadinho, que matou 270 pessoas, para ironizar o time rival?  Ah, além disso, o futebol dele parece ter ficado nas temporadas passadas.

Thiago Neves foi pivô da saída precoce de Rogério Ceni do Cruzeiro. Expôs o treinador na imprensa por insatisfação com a opção acertada de Ceni de colocar Edílson em segundo plano. É também defensor ferrenho da diretoria que colocou o Cruzeiro em uma das mais graves crises da história. Agora, pergunto ao verdadeiro cruzeirense: quem é Thiago Neves perto da grandeza do Cruzeiro? O clube vai acabar se ele sair? Essas respostas vários torcedores já estão dando nas redes sociais e em protestos recentes contra a avalanche de coisas erradas que inunda o Cruzeiro.

Cazares tem perfil parecido com o de Thiago Neves, apesar de a carreira do cruzeirense ser infinitamente mais vitoriosa. Aliás, o que Cazares fez para o Atlético dentro de campo que seja superior à exposição negativa do clube quando ele apronta? Cazares nunca conquistou nada importante com camisa do Atlético e tem histórico de amarelar em momentos importantes.

O pênalti perdido contra o Colón não foi o único desperdiçado por ele em decisões importantes. E, pelo jeito, não será o último. Faço ao atleticano as mesmas perguntas: quem é Cazares perto da grandeza do Atlético? O clube vai acabar se ele sair?  

A benevolência de Atlético e Cruzeiro em relação a esses dois jogadores é inexplicável. Qualquer um sabe que problemas extracampo frequentes refletem no elenco. Até porque nem todos os jogadores passam a mão na cabeça e corcordam com os recorrentes atos de indisciplinas.

Especialmente no caso do Cruzeiro, a situação é, atualmente, mais preocupante. Na zona do rebaixamento, o clube parece ter preferido trocar um treinador com menos de 50 dias trabalho para proteger Thiago Neves. Quem vai querer assumir o Cruzeiro sabendo que algumas peças são intocáveis?  Além disso, e até mais grave, existe a crise financeira e política do clube que parece não ter fim. A continuar dessa maneira, a luta contra o rebaixamento vai até a 38ª rodada, com possibilidade de final trágico. 

Por falar em rebaixamento, o Atlético já pode colocar as barbas de molho. Sem vencer há seis jogos no Brasileirão e abalado pela eliminação na Sul-Americana, o time vê a turma do desespero se aproximar. E a campanha do rival Cruzeiro em 2011 reforça o alerta. Naquele ano, o time celeste encerrou o primeiro turno com 27 pontos, mesmo número alcançado pelo Atlético nesta edição.  A sequência da história todo mundo já sabe, mas não custa lembrar. A coisa degringolou, a equipe celeste estacionou e quando assustou estava brigando para não cair. Se salvou na última rodada, após o histórico 6 a 1. 

O futebol mineiro vive um momento preocupante. E pensar que em 2013 e 2014 Atlético e Cruzeiro ganharam praticamente tudo e dominaram o futebol nacional.  A realidade agora é atingir 45 pontos. Os torcedores não merecem isso.

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    👴👵 A Itatiaia lança a pergunta para você, idoso, tão falado no momento: ⠀ Como você se sente na pandemia? ⠀ A Alzira deu seu depoimento para a repórter Camila Campos. Confira!

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Coletivo apura informações duvidosas relacionadas a membros do governo e parlamentares das bancadas cristã no Senado e na Câmara dos Deputados.

    Acessar Link