José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

A oração não é o suficiente

Do líder espiritual Dalai Lama

21/04/2020 às 12:43
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Às vezes, amigos me pedem para ajudar com algum problema no mundo, usando alguns “poderes mágicos”. Eu sempre digo a eles que o Dalai Lama não tem poderes mágicos. Se os tivesse, não sentiria dor nas pernas, ou dor de garganta. Somos todos iguais enquanto seres humanos e experimentamos os mesmos medos, esperanças e as mesmas incertezas. (...)

O surto deste terrível coronavírus mostrou que, o que acontece com uma pessoa pode em breve afetar todos os outros seres. Mas também nos lembra que um ato compassivo, ou construtivo – seja trabalhando em hospitais ou apenas observando o distanciamento social – tem o potencial de ajudar a muitos. Desde que surgiram notícias sobre o coronavírus em Wuhan, tenho orado por meus irmãos e irmãs na China – e em todos outros lugares. Agora podemos ver que ninguém está imune a esse vírus. Todos estamos preocupados com os entes queridos e com o futuro, tanto da economia global quanto de nossas próprias casas. Mas a oração não é suficiente.

Esta crise mostra que todos devemos assumir a responsabilidade sempre que possível. Devemos combinar a coragem, que médicos e enfermeiros estão demonstrando com a ciência empírica, para começar a mudar essa situação e proteger nosso futuro de mais ameaças desse tipo. (...)

Essa pandemia serve como um aviso de que somente reunindo uma resposta global e coordenada é que vamos encontrar a magnitude sem precedentes dos desafios que enfrentamos. Também devemos lembrar que ninguém está livre do sofrimento e estender nossas mãos a outras pessoas que não possuem lares, recursos, ou família para protegê-las. Essa crise nos mostra que não estamos separados uns dos outros – mesmo vivendo nossa vida individual. Portanto, todos temos a responsabilidade de exercer compaixão e ajuda. (...)

Eventualmente, esse vírus passará, como já vi guerras e outras ameaças terríveis em minha vida, e teremos a oportunidade de reconstruir nossa comunidade global, como fizemos muitas vezes antes. Sinceramente, espero que todos possam permanecer seguros e calmos. Neste momento de incerteza, é importante que não percam a esperança e a confiança nos esforços construtivos que muitos estão fazendo.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Reunião teve presença de apenas 16 dos 41 vereadores, impossibilitando continuidade da sessão. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O contingente sobe para 38,1 milhões quando se leva em conta a população não ocupada que não procurou trabalho (ou seja, fora da força de trabalho), mas que gostaria de trabal...

    Acessar Link