José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

A Quaresma e a tristeza divina

do escritor, educador e psicanalista Rubem Alves

26/02/2020 às 11:51
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

As quaresmeiras aí estão. Flores de fevereiro e março, anunciando que nem só de cores brancas e verdes vive a alma humana, mas também de lilases e roxas. Nem só de alegrias, mas também de tristezas. A propósito, não é tarefa das mais fáceis empreender um "dedo de prosa", mínimo que seja, sobre o tema da tristeza. Houve tempos em que a tristeza era prima irmã da poesia, da música, da vida. (...)

Os tempos hoje são outros. Num projeto de vida em que as pessoas são tidas como máquinas, qualquer sombra de melancolia, de tristeza, de dor, deve ser abolida. Por uma simples razão: máquina não sente dor! Aos saudosos e melancólicos do presente, resta-lhes apenas o afogar-se nos remédios. É assim que lidamos com nossas tristezas: nos afogamos nos compridos.

Um trecho da tradição bíblica diz: "Porque a tristeza de Deus produz mudança... mas a tristeza do mundo produz morte." (...) Mas, o que distingue a tristeza divina das tristezas do mundo? Tristeza do mundo é tristeza que gira em torno de si mesma, patina sem sair do lugar. (...) É tristeza que não conhece a esperança, o futuro, por estar afogada no passado. É tristeza que mata, que corrói, que faz adoecer.

A tristeza segundo Deus, porém, produz mudança, movimento, superação, transformação, produz vida. (...) Sem a participação na tristeza divina, o domingo da ressurreição não passa de oba-oba. Que as quaresmeiras e os ipês roxos, também próprios do tempo quaresmal, nos convidem a participar da tristeza segundo Deus, aquela que verdadeiramente nos conduz à mudança, ao arrependimento, à transformação.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    👴👵 A Itatiaia lança a pergunta para você, idoso, tão falado no momento: ⠀ Como você se sente na pandemia? ⠀ A Alzira deu seu depoimento para a repórter Camila Campos. Confira!

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Coletivo apura informações duvidosas relacionadas a membros do governo e parlamentares das bancadas cristã no Senado e na Câmara dos Deputados.

    Acessar Link