Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Assembleia retoma votações; Zema fala com famílias de Brumadinho

21/10/2020 às 04:52

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais reviu os planos de retomar a votação de projetos de lei em plenário apenas em dezembro e resolveu antecipar a volta para outubro. As comissões estavam funcionando todos os dias, mas as votações em plenário não.

Justamente por causa do trabalho das comissões, segundo alguns deputados, várias propostas receberam parecer e ficaram prontas para a análise em plenário. Por isso, a reunião plenária extraordinária desta quarta-feira (21) foi marcada e 16 projetos foram votados em primeiro turno.

Agora, essas propostas voltam para as comissões e, depois, serão votadas em segundo turno, o que deve ocorrer antes das eleições.  

Nos bastidores corre a conversa de que alguns parlamentares estavam preocupados com a não realização de votações no período eleitoral, já que isso gera certa invisibilidade. No entanto, muitos dos que não são candidatos têm atuado como apoiadores em campanhas para prefeito, o que, normalmente, diminui o ritmo de casas legislativas.

Conforme já relatamos aqui, nove dos 77 deputados são candidatos a prefeito nesta eleição.

Buscas em Brumadinho

Familiares de vítimas que morreram no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho e que permanecem desaparecidas se reuniram na manhã desta quarta-feira (21) com o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), em Belo Horizonte.

Embora o encontro tenha ocorrido a portas fechadas e ninguém tenha dado entrevista sobre o assunto, a Itatiaia apurou que as famílias pediram que as buscas pelas 11 pessoas ainda não encontradas continuem, mesmo no período chuvoso, que começa agora e termina em março. Em janeiro, a operação completa dois anos; é a mais longa do Brasil e uma das mais extensas do mundo.

O governador já se reuniu várias vezes com os familiares. Em janeiro deste ano, quando o rompimento completou um ano, Zema e a filha dele se emocionaram em um encontro fechado com familiares das vítimas.

Relação estreita

Integrantes do governo federal têm vindo a Minas com frequência, embora mantenham discrição nos encontros. Em setembro, a visita foi do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que fez um breve pronunciamento ao entregar maquinário na Fundação Ezequiel Dias (Funed); depois, do ministro da Casa Civil, general Braga Neto, que veio à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para um encontro com empresários a portas fechadas; e nesta quarta-feira foi a vez do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que almoçou com o governador. A agenda também foi fechada para a imprensa. A coluna apurou que Zema apresentou demandas e os participantes falaram sobre energia e mineração.

As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O serviço já funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 20 horas. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    As duas vítimas foram retiradas do veículo por equipes da empresa que administra a rodovia. #Itatiaia

    Acessar Link