Anônimo

Coluna do Anônimo

Veja todas as colunas

Viva à loucura!

Final Copa do Brasil Corinthians 1 x 2 Cruzeiro

19/10/2018 às 06:35

Foto: Fernando Moreno/ Futura Press/ Estadão Conteúdo

Amigos, nada mais insano que a sobriedade. Isso não pode ser levado a sério. Veja bem, o futebol é uma das maiores maravilhas do mundo por quê? Porque coloca frente a frente Um Bando de Loucos X Nós Somos Loucos. Pensem comigo: há de se esperar o quê, senão, uma grande festa, uma nova história e o gozo de viver o momento estático, sem a racionalidade do amanhã, da consequência. Só a loucura nos tira do tic-tac do relógio.

E a final da Copa do Brasil 2018 colocou 180 minutos de delírio em campo, arquibancadas, ruas e país. Depois disso o relógio parou por quase 24h para as comemorações. Nelson Rodrigues dizia: “Se vocês querem conhecer um povo, examinem o seu comportamento na vitória e na derrota”. Convém agora comparar os dois comportamentos: o do Corinthians, vencido, e o do Cruzeiro, vencedor: 

Cruzeiro x Corinthians não era a decisão esperada. Para os idiotas da objetividade paulistanos, a decisão seria entre Palmeiras x Corinthians. Pregaram essa antes mesmo dos jogos das semifinais. Para os idiotas da objetividade cariocas, a final seria entre Flamengo, o outro semifinalista que ainda não tinha citado aqui, e, vejamos, qualquer um. O que importava a eles era que o rubro-negro estaria e levaria a final.

Esses caras que gostam de números parecem sequer olhar os números. Pouco vi dizerem que foram de fato a campo os dois times que mais venceram as principais competições nacionais nesse início dos anos 2000. Sim, meus caros. Até anteontem, Cruzeiro tinha 3 Copas do Brasil (2000, 2003 e 2017) e 3 Brasileiros (2003, 13 e 14), e o Corinthians tinha - e mantém - 2 Copas do Brasil (2002 e 2009) e 4 Brasileiros (2005, 2011, 2015 e 2017). 

Com o quarto do período e o hexa de sua história, Cruzeiro agora é o maior vencedor. Mas isso lá vai importar? A taça veio para Minas Gerais e querem logo é já pensar num jeito de levá-la de volta ao eixo. Em campo não havia a menor coincidência entre o que eles pregavam e o que nossos olhos viam. Agora falam entre si em ‘ligar o alerta’ sobre seus times. E depois de se iludirem com as finais dos sonhos, voltamos todos, como num rápido e matador contra-ataque de Arrascaeta, a insanidade do futebol. 

Amigos, confesso a vocês que adoro as transformações que as palavras proporcionam, assim como as ações, principalmente as ditas loucuras. Vejam vocês que o ‘tiro no pé’ que o Cruzeiro poderia ter cometido ao destinar R$ 60 mil para a vinda do uruguaio ao Brasil, que havia jogado com sua seleção no Japão um dia antes da final, se transformaria num tiro de sprint, de corredor, de Usain Bolt para a cavadinha que destinou os R$ 50 milhões de premiação do vencedor da Copa do Brasil à Toca da Raposa. 

Pois bem. Melhor que acerto administrativo e dinheiro em conta, é só a epidemia que um título pode trazer aos seus torcedores. Sim, porque os cruzeirenses enlouqueceram! Sem exagero, havia gente pendurada em postes, pontes, viadutos, parando carros no meio das ruas, fechando cruzamentos, vias rápidas, praças e sinais. Belo Horizonte parou. Para receber os jogadores do Cruzeiro que venceram o Corinthians na Arena adversária, a cidade suspendeu todos os pecados, até os capitais! Temi por Renato Rios Neto um Itatiaia Patrulha sem morte e roubo. A ‘dura realidade’, bem dita por ele, se perdeu no tempo. Temi até mesmo pela política nacional e nossos Jornais da Itatiaia! 

Por causa do jogo, da vitória e do título, pelos últimos acontecimentos em campo, nos Tribunais, no VAR - ou na falta dele -, na mídia e no gol de Cássio ou nas luvas de Fábio, por tudo isso, uma nação azul, de todas as classes, profissões, ideologias, raças e idades juntaram-se nas ruas belorizontinas.  

E pode esperar: o tic tac só volta em 2019. Até lá sentiremos a ressaca triunfal do HEXA.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A previsão é de que os primeiros voos experimentais sejam realizados em outubro em Campinas, SP. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️O Atlético Goianiense, por sua vez, se deparou com quatro testes positivos entre seus atletas.

    Acessar Link