Notícias

Verão requer cuidados redobrados com a proteção solar, alerta dermatologista

Por Aline Campolina, 27/12/2019 às 10:59

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

O verão é uma das estações mais aguardadas do ano. Por ser uma época marcada pelas altas temperaturas, devemos redobrar atenção para evitar os efeitos nocivos dos raios solares. Seja na praia, na piscina ou no caminho para o trabalho, a prevenção deve ser feita diariamente com uso de chapéu, boné protetor solar e óculos escuros.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), só no Brasil são diagnosticados 180 mil novos casos de câncer de pele por ano. Para Soraya Neves Marques Barbosa dos Santos, dermatologista da Unimed-BH, um dos principais desafios para o combate ao câncer de pele é a falta de orientação desde cedo. “O certo mesmo seria desde a infância ensinar nas escolas, dentro de casa, na família os hábitos de proteção com roupas e com protetor solar”, explica.

Para quem pensa que é preciso se proteger do sol apenas na praia ou no clube, a dermatologista afirma que não. Segundo ela, é preciso tomar os devidos cuidados em todos os momentos do dia, seja ao fazer uma caminhada, ao ir para o trabalho ou até mesmo em dias nublados. “Às vezes até se esquece de que está sob o sol. A exposição, ainda que sem saber que está se expondo, ela também é importante. Ainda que intermitente, hora sim hora não, isso também vai contar para o futuro”, diz.

Segundo o INCA, o câncer de pele do tipo melanoma (forma mais grave do tumor) ocorre mais raramente e pode levar à morte. Já o não melanoma (tumor maligno com baixa taxa de mortalidade) é mais frequente em ambos os sexos e menos grave, mas pode causar deformações no corpo. Ambos têm cura se descobertos logo no início.
 
Entre os sintomas do câncer de pele estão manchas na pele, pintas que mudam de tamanho ou cor e feridas que não cicatrizam. “Eu diria que, a grosso modo, a gente deve se olhar mais. E aquilo que for diferente, que apareceu de repente, que normalmente não cicatriza, que sangra, que coça, que despertou algum tipo de atenção deve se procurar um especialista”, conclui a médica.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador afirmou não guardar mágoa do Cruzeiro e disse que tem amigos no clube celeste.

    Acessar Link