Notícias

Médico faz alerta para quem gosta de ficar muito tempo no mar ou em piscinas 

Por Aline Campolina/Itatiaia, 17/01/2020 às 09:33

Texto:

Foto: Pixabay/ banco de imagens
Pixabay/ banco de imagens

Com os termômetros lá nas alturas, é muito comum que as pessoas fiquem mais tempo na piscina, cachoeiras ou no mar para se refrescarem durante o verão. Mas, é preciso ficar atento. Isso porque água, calor e umidade são uma combinação perfeita para o surgimento da otite, que é uma dor intensa causada por algum tipo de inflamação no ouvido.

Mauro Becker, otorrinolaringologista, afirma que nesta época do ano os consultórios ficam cheios e as crianças lideram a lista dos pacientes que apresentam otite. “Essa época é característica. Os consultórios de otorrino vão ter um fluxo maior de crianças porque elas ficam mais tempo na água”, diz.

A mais comum das otites é a externa, causada pelo uso excessivo da água. Mas, segundo o médico, pode haver uma otite média associada. “A otite média pode estar associada àquelas pessoas que mergulham mais. O processo infeccioso deste tipo de doença está na parte média do ouvido, ela vem por dentro (pela trompa). Mas, nessa época, é mais comum a otite externa e ela dói muito”, explica.

O tratamento para a otite externa envolve a limpeza do ouvido, a desinflamação e, às vezes, gotas com antibiótico para melhorar o processo infeccioso. Mauro Becker lembra que os nadadores costumam usar protetores para os ouvidos. “O atleta sabe que se ele nadar demais ele vai perder essa película (protetora do ouvido). Então ele usa esse protetor de silicone exatamente para prevenir esse tipo de infecção”, diz.

A otite pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. “Existem essas três possibilidades. Por isso é importante, quando você tem um quadro de otite, procurar um profissional adequado. As infecções que normalmente trazem o paciente ao médico são causadas por bactéria”, afirma o médico.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Campeonato Mineiro Coimbra x América

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Boliviano irá desembarcar em Belo Horizonte nesta terça-feira, às 11h30

    Acessar Link