José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Seu filho seguirá seu exemplo, não seu conselho

Do escritor americano Jackson Brown

17/02/2020 às 01:52
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

A infância e a adolescência trazem muitos desafios tanto para a vida da criança como para de seus pais. Isso se dá desse modo porque são etapas da vida em que uma pessoa começa a inserir-se em uma família, a conhecer costumes e culturas específicas e a forjar o que podem ser seus futuros valores e princípios.

Por essas razões, a disciplina e a genética que seu filho possui são tão importantes. Afinal, a educação vem dos pais, dos amigos e mais adiante a criança irá aprender também com o ambiente de seu colégio, seus professores, etc. O que seu filho valorizará nos círculos sociais é o que puder ver e o que puder aprender a partir dos exemplos observados.

As crianças prestam atenção em tudo, e tudo o que disser a elas deve ser acompanhado de um ato representativo: então, como pai, se você aconselha seu filho sobre qualquer aspecto e faz o contrário, provavelmente a criança dará mais atenção ao que fez do que ao que disse.

Já falamos que a educação de um filho é uma tarefa muito complexa, muito mais se você pensa que estará sempre no foco de atenção e que qualquer coisa que realizar servirá de exemplo.

Se reconhecermos nossos erros e mostramos a eles o lado positivo que é aprender com as falhas, eles entenderão que são dessas situações que saem experiências de vida. Muitas vezes parece complicado, mas é a sinceridade que conta e sempre poderemos pedir perdão.

Viva de tal modo que quando seus filhos pensem em justiça, carinho e integridade, pensem em você.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador afirmou não guardar mágoa do Cruzeiro e disse que tem amigos no clube celeste.

    Acessar Link